Só recentemente soube desta notícia e não posso deixar de lhe dar o destaque merecido. É uma iniciativa feliz e que poderia servir de exemplo para recuperar parte do património dos antigos Serviços Florestais. Naturalmente que nem todas as casas poderiam ser assim recuperadas, mas este é apenas um dos modelos possíveis e seria aplicável em muitas das casas abandonadas pelas serras.
Câmara Municipal aprova “Casa de Montanha – Centro de Acolhimento e Núcleo Patrimonial – Cerquido” - Reunião de Câmara de 14 de Novembro
A Câmara Municipal de Ponte de Lima em reunião, realizada no dia 14 de Novembro, aprovou a abertura de procedimento concursal, mediante Concurso Público da empreitada de "Casa de Montanha - Centro de Acolhimento e núcleo Patrimonial - Cerquido".
O projecto consiste no restauro de uma casa agrícola serrana, adquirida pelo Município de Ponte de Lima, conferindo-lhe uma nova função, de índole sociocultural, através da sua reconversão numa instalação polivalente, aberta à comunidade e aos visitantes.
Ao implementar este projecto, o Município de Ponte de Lima pretende definir uma estratégia de divulgação do património material e imaterial. Considerando os valores patrimoniais existentes no núcleo do Cerquido, o referido projecto inclui as seguintes áreas funcionais: - espaço de acolhimento, intitulado "Sala dos Amigos da Casa"; espaço "Eventos e Momentos", consistindo num micro-auditório polivalente; cozinha de apoio à realização de mostras e workshops gastronómicos; "Sala de Aprendizagem", concebida enquanto espaço para a dinamização de acções formativas especializadas, especialmente no domínio do artesanato; oficina "Artes à Moda da Serra", destinada à demonstração de artes e ofícios e exposição de artesanato; espaço expositivo para o acolhimento de exposições permanentes e itinerantes.
Este equipamento multifuncional será o ponto de partida ou chegada de uma rede de itinerários culturais, suportada por painéis informativos e uma mesa interpretativa, expandindo no espaço envolvente o conceito e a função do Centro de Interpretação.
Assim, o turista será guiado no seu percurso de descoberta do território quer através de suportes representativos, textuais, gráficos ou multimédia, quer através da observação directa e da vivência sensorial do espaço físico.
fonte: CM Ponte de Lima
No comments:
Post a Comment