Wednesday, September 06, 2006

O trilho de S. Bento




O Trilho do São Bento, de âmbito cultural e paisagístico, apresenta-se como um percurso pedestre de pequena rota (PR), tem uma extensão de aproximadamente 10,5 km, com um tempo de duração de 4 horas, sendo o grau de dificuldade médio, com alguns desníveis acentuados.

Este percurso estende-se ao longo da encosta sudoeste do vale do Rio Caldo sendo interceptado, em dois locais, pelo troço da E.N 304, que liga as freguesias de Rio Caldo e Covide. O seu traçado caracteriza-se por locais de interesse histórico-cultural, de cariz religioso, que despertam curiosidade ao pedestrianista e visitante. Um dos principais atractivos deste trilho são os antigos fornos de fabrico de carvão, denominados de furnas, o fojo do lobo - locais de captura do animal e as rochas graníticas com as pegadas de Santa Eufémia, representando vestígios que remetem às tradições e mitologias da freguesia de Rio Caldo. O fojo do lobo e a furna são estruturas que demonstram e confirmam a relação de coexistência vivencial, com benefícios e malefícios, entre o homem e determinados animais, inclusive o urso e o lobo.


Fonte: Trilhos Pedestres na senda de Miguel Torga – Trilho de São Bento (CMTB)

Ao fim-de-semana, e mais ainda no Verão, há sempre muita gente em S. Bento. Como minhoto conheço bem a importância deste santuário no Baixo Minho, mais ainda porque parte das minhas raízes são do vizinho concelho de Amares.

Cresci com histórias de romagens a S. Bento e fui também várias vezes desafiado para a fazer. Fiquei sempre com a ideia que, além das questões de fé, a romaria tinha, também, uma forte carga iniciática. Tratava-se de provar já ser capaz de “ir até”.

Das histórias que escutei da minha mãe e tias ficou-me muito mais uma ideia da festa, e pouco dos sacrifícios mortificadores. Talvez por isso sempre tive dificuldade para os aceitar e perceber. Assistir aos devotos de joelhos em torno da Igreja nunca me causou grande comoção. Pelo contrário sempre me pareceu excessivo e sem sentido. Percebo pois o efeito que terá motivado Miguel Torga a registar no seu diário, em 13 de Agosto de 1966:

“Não direi como se chama, nem o nome interessa. Vale a pena, sim registar a natureza da promessa que fez: vir aqui todos os anos, enquanto tiver saúde, e deitar meia-dúzia de foguetes à chegada. Pequenino, vivaço, de cigarro acesso na mão, enquanto vagas sucessivas de romeiros, num rodopio penitente, ensanguentavam com os joelhos abertos a faixa que a compaixão canónica aplainou na aspereza do adro.”

Hoje, serão menos os penitentes mas, como pude constatar no regresso, ainda há que faça o percurso desde as pontes de Rio Caldo de joelhos.

Reunido o grupo, abastecidos de água, cautela necessário num trilho sem fontes de água, começámos a subir. O trilho, apesar da acentuada inclinação inicial, foi relativamente fácil de fazer. O calor acrescentou uma dificuldade adicional atenuada pela falsa sensação de facilidade de caminhar por estradão. Eu prefiro caminhar por caminhos de pé posto, gosto de sentir o monte não a monotonia da estrada.

Depois do fojo subimos um pouco mais até um miradouro natural sobre a encosta. Parámos a descansar e a admirar o vale que desce desde Covide até se afogar na albufeira. Ao longe identificámos no recorte do horizonte a Roca Alva, a Roca Negra, o Borrageiro, o Pico daNevosa e o Pé de Cabril. Junto a nós um rebanho de cabras pastava livremente.

Troquei algumas palavras com o pastor. É uma vida dura, acentuado com a repentina perda dos familiares num acidente deixando-lhe toda a responsabilidade de um rebanho de 300 animais. Havia uma certa mágoa contida pela ausência e solidão na forma como me contou isso, quase os culpa: “quiseram ir os 3 ver o Douro”.

Fiz-lhe algumas perguntas sobre o rebanho. Contou-me que perdera no último ano 6 animais com os lobos. Não se ofendeu quando lhe perguntei se tinha a certeza que tinham sido lobos e não cães assilvitrados . Disse-me que ainda no dia anterior lhe tinham desaparecido 3, agora restava-lhe esperar pelo seu regresso ou procurar a carcaça. Procedimento necessário para que o PNPG o compensar.

Quando lhe perguntei sobre o preço de um cabrito comprovei, mais uma vez, que poucos pastores matam os seus animais. Escolhem desde cedo os que vão morrer e os que se vão criar, só que matá-los é outra história. Eu até podia comprar o animal em carcaça mas seria outro a matar. Não ele.

Um pouco acima encontrámos um bosque que nos proporcionou uma sombra acolhedora. Apetecia mesmo ficar lá.

Na descida parámos junto ao fojo do lobo. Foi recentemente mutilado pela abertura do estradão. É um fojo de paredes convergentes que terminava num fosso de 3 metros de altura e 5 metros de diâmetro. A batida ao lobo seria feita com os batedores de Rio Caldo de um lado e do outro os batedores do lugar de Freitas, que fechando os animais no fojo eram empurrados até ao fosso. Haveria ainda um segundo fojo na zona.

Cruzada a EN304, o trilho seguiu por um bosque até a uma praia fluvial sobre o Rio Caldo onde nos refrescámos. O trilho continuava para umas antigas furnas de carvão a que resolvemos não ir por o mato estar muito fechado. Regressámos aos carros e fomos refrescar os corpos na albufeira da Caniçada. No final ainda tivemos os bolitos de chocolate dos novatos do UPB. Nesta caminhada tivemos, entre outros, dois “botistas” de Lisboa. Ficaram de voltar em novas iniciativas do UPB.

Regressei a casa depois de um dia bem passado. É um trilho engraçado, o fojo e o bosque acima merecem uma visita mais demorada. Visto na carta parecem muito perto de Campos dos Abades. É uma boa base para futuras explorações.

Nota: no dia seguinte à caminhada do UPB ardeu uma das encostas junto a S. Bento. Algumas fontes falam em fogo posto. Não consigo perceber. Simplesmente não consigo perceber.

No comments: