Tuesday, April 05, 2011

A corrida mais perigosa do mundo

Pelas 16:02, de 4 de Abril, ontem, Jorge Nascimento Rodrigues, publicava na edição online do jornal Expresso uma notícia com o título “Risco de bancarrota aproxima-se do irlandês”. No corpo da notícia explicava que a probabilidade de default da República Portuguesa tinha subido para mais de 40% e que os juros da dívida pública a 5 anos tinham-se aproximado dos 10%.

Pelas 16:02, novamente neste fatídico minuto, o mesmo jornalista, Jorge Nascimento Rodrigues, publicou, na mesma edição online, uma notícia com o título “Bancarrota: Portugal ultrapassa a Irlanda”. Nesta segunda notícia relatou que Portugal trocou de posição com a Irlanda, subindo ao 4º lugar no TOP 10 mundial dos países com maior risco de default. Esclarecia ainda que em virtude da descida do risco de default da Irlanda - que já se vinha a observar desde segunda-feira, Portugal acabou por ultrapassar este país, cuja probabilidade de incumprimento se situa, agora, em 39,71%, tendo descido para a 5ª posição naquele TOP 10. Ficámos ainda a saber Portugal liderou hoje os países com maior subida diária deste risco.

Estamos pois numa daquelas voltas lançadas das provas de meio fundo e começo a sentir-me como nas madrugadas em claro para ver o Carlos Lopes ganhar e o Fernando Mamede desistir. Os Gregos devem começar a ficar preocupados porque o Engenheiro já disse que não é homem de desistir. Parece que desta o pódio não nos escape. Infelizmente!

No comments: