Wednesday, April 27, 2011

A visitação, as autorizações e as taxas

Mais uma vez parece que a resolução de um problema que afecta de forma potencial centenas de praticantes de pedestrianismo, montanhismo ou «desportos» similares em Portugal terá de partir de pessoas em nome individual já que quem deveria defender os interesses de muitos, e principalmente dos seus associados, não foi capaz de o resolver «em tempo útil»!

Assim, cria-se uma plataforma de discussão na qual se pretendem definir propostas para resolver o verdadeiro imbróglio que foi criado pela aprovação do Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda-Gerês e da Portaria n.º 134-A/2010, de 4 de Março.

Chegados a este ponto, e sabendo não existir um consenso alargado dentro do próprio ICNB, IP quanto à aplicação (ou taxação) da portaria referida, torna-se urgente definir uma série de estratégias para que o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) e as outras áreas protegidas nacionais não se tornem zonas nas quais a visitação seja para muitos um acto de ilegalidade.

Foi decidido criar um grupo de discussão que terá a sua primeira reunião oficial a 7 de Maio pelas 15h00 na cidade de Braga em local a designar atempadamente.

No comments: