Friday, November 19, 2010

Presença histórica do Urso em Portugal 3

(publicação parcelar de artigo publicado no nº 3 da Revista AÇAFA)

PRESENÇA HISTÓRICA DO URSO EM PORTUGAL E TESTEMUNHOS DA SUA RELAÇÃO COM AS COMUNIDADES RURAIS
Francisco Álvares e José Domingues

Introdução

"A análise da área ocupada por uma espécie animal em tempos históricos e das causas que conduziram ao seu desaparecimento extravasa a órbita das ciências biológicas e envolve necessariamente uma abordagem multidisciplinar (NORES, 1986). Neste âmbito, a pesquisa e interpretação de fontes de documentação histórica constitui uma das ferramentas mais frequentemente utilizadas (NORES & VON LETTOW-VORBECK, 1992; ÁLVARES, 1997; TORRENTE, 1999; DOMINGUES, 2005a; GONÇALVES, 2006). Porém, o estudo dos sistemas de conhecimento, práticas e crenças que as comunidades humanas possuem em relação à fauna silvestre – denominado etnozoologia (REYES-GARCÍA & MARTI SANZ, 2007) – apresenta-se, igualmente, como uma importante fonte de informação, nomeadamente para espécies que possuem uma estreita relação com o Homem pelo seu interesse cinegético ou pela competição por recursos (ÁLVARES et al., 2000; BOUZA, 2002; ÁLVARES & PRIMAVERA, 2004). Este é o caso dos grandes carnívoros, e em particular, do urso-pardo (Ursus arctos).

Na Península Ibérica, o urso sofreu uma acentuada redução da sua área de distribuição devido à acção directa e indirecta do Homem, e encontra-se actualmente circunscrito às montanhas do Norte de Espanha, com populações reduzidas a menos de 100 indivíduos na Cordilheira Cantábrica e cerca de uma dezena nos Pirinéus (NAVES & PALOMERO, 1993). A presença e distribuição histórica do urso em Espanha têm sido investigadas em vários estudos (p.e. NORES & NAVES, 1993; CASANOVA, 1997; TORRENTE, 1999; PIÑEIRO MACEIRAS, 2000; GRANDE DEL BRIO et al., 2002). Pelo contrário, no que respeita a Portugal, esta temática apenas conta com o estudo monográfico de BAETA NEVES (1967), que situou a extinção desta espécie no nosso país em meados do século XVII. Porém, recentemente, surgiram evidências para uma possível sobrevivência desta espécie em território nacional em datas posteriores (PIMENTA, 2001; DOMINGUES, 2005b).

O presente trabalho pretende contribuir para o conhecimento da presença histórica do urso em Portugal e da sua relação com o Homem. Para tal, efectua-se: i) a descrição do património construído associado ao urso, a nível ibérico; ii) a análise da ocorrência desta espécie em Portugal desde a Idade Média, com base numa compilação bibliográfica e pesquisa de fontes documentais posteriores ao séc. XVII, respeitantes ao território português e a regiões espanholas fronteiriças; e iii) a discussão da provável data de extinção do urso em território nacional, com base nas novas evidências obtidas."

No comments: