Wednesday, November 03, 2010

Uma leitura - O Mito Moderno da Natureza Intocada



Recentemente foi-me sugerida a leitura de "O Mito Moderno da Natureza Intocada" e sobre o qual deixo um link para uma introdução à obra. Não sou mais que um curioso destas coisas e não tenho pretensão de ir muito mais longe. Quero apenas usufruir com um pouco mais de conhecimento das minhas caminhadas e sobre isso vou escrevendo aqui. Julgo, no entanto, perceber as motivações da sugestão e agradeço. Vai ser umas das minhas leituras nos próximos tempos.

O livro pertence uma corrente moderna que faz uma crítica severa das correntes "presarvacionistas" mais tradicionais. Escrito por Antonio Carlos Diegues, professor do curso de pós-graduação em Ciência Ambiental da USP e do Departamento de Economia e Sociologia Rural da ESALQ, e também um dos coordenadores do NUPAUB (Núcleo de Pesquisa sobre as Populações Humanas e Áreas Úmidas do Brasil), que serviu de influência na realização do livro, cita várias experiências realizadas pelo Núcleo, cujo principal objectivo é o desenvolvimento de projectos de pesquisa com o intuito de estudar e conservar a diversidade biológica e cultural nos ecossistemas de áreas húmidas brasileiras.

2 comments:

MEDRONHO said...

estou curioso em saber a tua opinião

joca said...

Sobre o livro? Para já estou a ler. Foi uma descoberta interessante.