Monday, August 28, 2006

Retomar

Após muito tempo sem actualizar o blog, resolvi que já era tempo de voltar a escrever aqui. Por triste coincidência o último post fala de um percurso que nos próximos tempos não poderei voltar a fazer. Esta zona foi violentamente afectada pelos incêndios de Verão. Tenho algumas informações desencontradas sobre o que de facto ardeu. Não sei se o "vale Encantado" ardeu, sei que o alto da Pedrada sim. E muito mais que o alto da Pedrada, ardeu o Mata do Ramiscal. Uma das zonas de maior protecção do PNPG. O "maior protecção" é, infelizmente, uma grande ironia.

Sobre os efeitos do fogo, e sobre o tempo para recuperar, pode-se consultar uma pequena mais brilhante polémica no blog Fauna Ibérica ( http://faunaiberica.blogspot.com) - http://faunaiberica.blogspot.com/2006/08/o-fim-da-mata-do-ramiscal.html

Nos próximos tempos voltarei a caminhar por lá perto, espero ficar com uma visão mais clara. Fiz uma vez uma parte de uma caminhada por dentro de uma mata ardida perto de Ponte de Lima. Era um cenário de guerra. Tudo negro e sem vida, como uma radiografia: reveladora mas sem alma.

Pelas fotos que vi a Mata do Ramiscal não estará assim, só como é que foi possível chegar lá o fogo? Dias a arder. Dias a avançar sem o deterem.

No comments: