Sunday, January 18, 2009

O baldio de Cabril


"O director quis minimizar o conflito. O baldio do Cabril, onde ainda há centenas de cabeças de gado, foi já retirado da ZPT" - JN (2009-01-02)

baldio de Cabril


O baldio de Cabril estende-se ao longo de terrenos do Parque Nacional da Peneda-Gerês pertencentes ao Conselho de Montalegre, mais propriamente ao longo freguesia de Cabril, que lhe dá o nome. O mesmo desenvolve-se segundo uma faixa praticamente contínua e assimétrica, em cujos limites correspondem, a norte, à linha de fronteira com Espanha, e a sul e sudeste, o leito do rio Cávado, compreendido entre as albufeiras de Paradela e de Salamonde.

A sua extensão segundo os azimutes este – oeste pode considerar-se bastante variável, pois, nos sectores situados mais a norte o baldio tende progressivamente, a tornar-se mais estreito. Seja como for, este baldio, tem como extremidades máximas (este – oeste) o Porto da Laje e o Outeiro Redondo.


(Caracterização Geológica e Geomorfológica do baldio de Cabril - Gonçalves, E. Jorge dos Santos)

1 comment:

Rui C. Barbosa said...

Viva Louro!

Precisava do teu email (que o perdi por alguma razão misteriosa) para falar contigo sobre um assunto não relacionado com a net. Se poderes manda-me só uma mensagem simples!

Um abraço!

Rui Barbosa