Tuesday, January 13, 2009

Parques e Populações 7

(publicação faseada do artigo)

Resultados & Discussão
Aspectos econômicos e socioculturais


Um total de 63 pessoas foi entrevistado, conforme o Quadro I. A população é formada essencialmente por pessoas idosas. A partir do século XX a migração teve forte influência na vida das pessoas do Parque. As condições precárias de vida e a falta de política pública para fixação das pessoas no campo foram as principais motivações que impulsionaram os processos migratórios. As principais rotas de destino eram a França, o Brasil, a Suíça, e o Canadá. De modo geral eram os homens que enfrentavam as grandes viagens. Muitos voltavam; outros, não. As
mulheres, que geralmente ficavam, tinham o compromisso de administrar a casa, criar os filhos, cuidar da agricultura e da criação de animais; em respeito aos maridos que partiram, passavam a usar vestes pretas, simbolizando o luto pelo homem que se foi.

Quadro I: Número de entrevistados por sexo nas três localidades do PNPG.


Por conta desse fenômeno, cada vez mais pessoas começaram a migrar, às vezes dentro do próprio País, em busca de emprego, escolas, saúde, lazer, etc. Ao longo do tempo este processo tem se intensificado ao ponto de algumas aldeias já estarem completamente abandonadas. O aspecto religioso é também bastante marcante, sobressaindo-se a religião católica, havendo em praticamente todos os povoados uma Igreja.


Boa parte da população pouco estudou, pois a maior parte da vida era dedicada ao trabalho no campo. Hoje, por conta dos fenômenos já acima mencionados, a população jovem tem vindo a decair a cada ano. O tempo de moradia no Parque variou entre 3 e 76 anos, considerando todas as áreas estudadas, ressaltando que mais da metade (52%) reside na região pelo menos há 30 anos (Figura 2).


Figura 2: Tempo de moradia por freguesia no PNPG.


No PNPG as fontes de renda são oriundas de trabalhos informais/temporários nos restaurantes, estalagens, padarias, lojas, minimercados, estabelecimentos comerciais, cafés, entre outros. A classe empresarial atua principalmente no ramo de restaurantes e pousadas/hotéis, ou atividades voltadas para o turismo. A produção de artesanato, mel, alvarinho, pães, enchidos, são também importantes. A criação de bovino de corte (raça barrosã) é o mais forte ramo de produção pecuária na região. A caprinocultura, ovinocultura, suinocultura e avicultura são outros sistemas de produção existentes, atuando como coadjuvantes.

No comments: